Salve Pessoal.

Faz algumas semanas fui repetir com a Carolina Marteleto a via Rebufat na Pedra Bonita e percebi que tinha uma galera escalando em uma parede pequena e curta logo a direita da Ch. Elly.
Olhando o Guia me fez pensar que podia ser a Ventania.

Hoje (12/09/12) fui com a Wenia na Lionel para ela praticar a utilização dos moveis, aproveitei para conferir onde aquele pessoal poderia estar e como esperado vi uma sequencia de grampos que supostamente deveria ser da Ventania.
Mas estranhamente a sua esquerda e bem próximo da Ventania tinha uma corda preta, fixa com um fiel em um parafuso e pressionado contra a rocha por um uma grande arruela.
Quando estive na Rebufat com a Carol vi a mesma corda, com o mesmo sistema de fixação a esquerda da via. Achei MUITO estranho. Essa mesma corda segue a esquerda da Lionel e é possível vê-la no final do Artificial.

Enquanto escalava a Lionel, na horizontal pra esquerda da segunda enfiada, me deparei com uma dessas “proteções” e pude perceber que era uma bucha plástica de aproximadamente 10/12mm.

Parafuso no meio da horizontal para esquerda da Lionel

Outra proteção que pra mim foi novidade e vi quando fiz a Rebufat é um grampo próximo, mas completamente fora da via, na altura do Artificial da Lionel.

Notei mais uma coisa no vale. Uma corda branca fixa na parede oposta à parede da Rebufat. Fixa desde a vegetação final. Não sei se estão prestes a finalizar a via ou se estão conquistando de cima pra baixo.

 

Alguém tem alguma informação ou sabe quem esta fixando essas cordas pretas no vale?

 

 

Compartilhe!