5 Maiores Conquistas da CBME em 2012

Publicado em 04/02/2013 por Arthur Estevez


  • Realização da 1a Semana Brasileira de Montanhismo (SBM)

Em 2012, celebramos 100 anos da conquista do Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos (RJ), marco simbólico da prática de montanhismo no Brasil. Para festejar o centenário, a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) e a Federação de Montanhismo do Estado Rio de Janeiro (FEMERJ) organizaram a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, um grande evento realizado no Rio de Janeiro entre 23 de abril e 1º de maio de 2012.

A comunidade brasileira de montanhistas e admiradores do esporte se reuniu no Bairro da Urca, um dos mais importantes centros de escalada do país. Ali, ao longo de nove dias, aconteceram eventos marcantes para a escalada e o montanhismo brasileiros: Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva, Cine Montanha na Praça, 25a Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM), Exposição “História do Montanhismo no Brasil”, Workshops de Segurança em Escalada, II Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada, II Encontro de Parques de Montanha do Brasil, Cine Montanha na Praça, Curso de Acesso e Conservação em Áreas de Montanhismo e Palestras com grandes Montanhistas brasileiros e estrangeiros.

O evento como um todo teve dois objetivos importantes: (1) honrar o compromisso das entidades com a ética de montanha e a proteção do meio ambiente e (2) organizar o futuro do montanhismo e da escalada no Brasil.

Os resultados tangíveis e intangíveis foram muitos e dentre eles, podemos citar:

- Fim da obrigatoriedade da contratação de guias no Parque Nacional dos Veadeiros, o ícone mais significativo dessa prática que tolhe a liberdade dos montanhistas e diminui a experiência daqueles que não querem ter a obrigação de um ator externo na sua visita. Saiba mais sobre nosso posicionamento em:http://www.cbme.org.br/noticias/26-cbme/66-posicao-da-cbme-em-relacao-a-guias-condutores-de-visitantes-obrigatorios

- Início das negociações para a liberação da escalada em Parques Estaduais Capixabas – Como fruto direto dos debates no 2o Encontro de Parques de Montanha e de um ofício enviado pela CBME e ACE (Associação Capixaba de Escalada), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA, ES) abriu as portas para um Termo de Cooperação Técnica visando abrir os Parques Estaduais para escalada. A prática da escalada está proibida em todos parques do ES há cerca de 10 anos.

- Fortificação de parcerias com entidades como: Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ), Instituto Estadual de Floresta (IEF, MG), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

Para saber mais sobre os resultados, acesse: www.semanademontanhismo.com.br

  • Realização dos Campeonatos Brasileiros de Boulder e de Dificuldade 2012

Com o apoio e organização da Adrena Esporte e Aventura aconteceram três etapas do Campeonato Brasileiro de Boulder: no Rio de Janeiro (abril), em São Bento de Sapucaí (junho) e em Belo Horizonte (agosto), valendo para o ranking Brasileiro de Escalada da CBME.

Nas 3 etapas, foi montada uma mega estrutura ao ar livre, onde os boulders das competições foram montados por André Berezoski Neto (Belê), o escalador paranaense e tetra campeão brasileiro eleito o melhor route setter do Brasil.

Como premiação das três etapas, o melhor colocado na categoria profissional Máster masculino e feminino, ganhou a passagem para o Campeonato Mundial em Paris (patrocínio: Adrena Esporte e Aventura) entre os dias 12 e 16 de Setembro de 2012 e representar o Brasil nesta importante competição, foram eles: Thais Makino, Felipe Camargo. Também no Campeonato Mundial de Paris obtemos o melhor resultado do Brasil em competições internacionais com o paraescalador Raphael Nishimura que ganhou a medalha de prata.

Saiba mais em: http://campeonato.adrenaonline.com.br/

Ainda, com o apoio e organização da academia ROKAZ de Belo Horizonte tivemos, em novembro, o Campeonato Brasileiro de Dificuldade,etapa única. Janine Cardoso foi a campeã feminina pela 9a vez e Cesar Grosso, o campeão masculino pela 10a vez.

  • Estruturação da Diretoria de Competições

As etapas do Brasileiro de Boulder e a etapa do Brasileiro de dificuldade deram um fôlego especial à Diretoria de Competição, agora sob o comando de Pedro Leite, que recentemente esteve em Santiago do Chile como delegado da equipe brasileira no Campeonato Panamericano, para conhecer a estrutura de competições da IFSC e onde o atleta Samuel Moreira ficou em sexto lugar na categoria Juvenil A.

Pedro está elaborando um planejamento a longo prazo para dar sustentação financeira e organizacional aos projetos da Escalada Esportiva

  • Fim das dívidas com IFSC e UIAA

Com o balanço financeiro da SBM, a CBME terminou o ano de 2012 sem nenhuma dívida com as entidades internacionais de organização do esporte, IFSC e UIAA.

  • Publicação dos Princípios e Valores do Montanhismo Brasileiro

A CBME publicou o documento Princípios e Valores do Montanhismo Brasileiro, com o objetivo de nortear o desenvolvimento do montanhismo no Brasil e guiar futuras políticas relativas ao uso recreativo de áreas de montanha, seja em Unidades de Conservação (UCs), propriedades privadas ou áreas devolutas (áreas públicas).

Os princípios estão organizados de modo a tratar os principais temas relacionados à prática do Montanhismo no Brasil: acesso às áreas de recreação em montanha, direito de acesso, acesso responsável, direito ao risco, responsabilidade individual, recreação com a menor restrição possível, taxas de entrada e concessão de serviços, responsabilidade civil, liberdade, autonomia, desafios naturais, e o compromisso com o meio ambiente.

Cabe ressaltar que a CBME reconhece que a escalada e o montanhismo são atividades de risco e podem ocasionar lesões, incluindo a morte. Todos os participantes dessas atividades devem ter conhecimento dos riscos envolvidos, minimizá-los e, por fim, aceitá-los, sendo responsáveis por suas próprias escolhas, ações, decisões e, consequentemente, sua segurança.

Veja mais em (e nos ajude a divulgar):
http://www.cbme.org.br/noticias/26-cbme/65-principios-e-valores-do-montanhismo-brasileiro

 

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DESSE MOVIMENTO!
Filie-se a um clube, associação ou federação de montanhismo e seja parte da solução.

www.cbme.org.br

Compartilhe!