Ola Senhor@s.
Nessa quinta feira (03/09/2015) estive com o Bruno Gandelman na via Xeque-Mate (face leste do Totem – Pão de Açúcar) para fazer a troca de algumas das proteções que há muito tempo já estavam em um estado deplorável.
Nossa intenção era trocar todas as proteções torcidas, com “palhetas” no grampo, para fora ou com sinal de corrosão avançado, mas infelizmente minha furadeira deu problema e só foi possível trocar quatro proteções.
Trocamos a 1ª e a 4ª proteção da segundo enfiada (como base no Guia da Urca), trocamos um Grampo de 3/8 por uma chapeleta na P2, mantendo um grampo de ½ e a primeira proteção da terceira enfiada.
Decidimos não trocar o grampo mal posicionado, pois acreditamos que isso poderia alterar a via e fui direto até a 4ª proteção da terceira enfiada. Já pronto para fazer a troca, a furadeira não deu sinal de vida e tive que rapelar de um grampo cheio de palheta, para fora e torto, ainda bem que estava com uma retinida e pude fazer o rapel por ela enquanto o Bruno garantia a segurança na corda de guiada.
Espero voltar em breve para finalizar esse trabalho.
Arthur Estevez
ERRATA: Vale lembrar que todas as proteções são cedidas pelo GT de Manutenção de via da FEMERJ.