Escaladas

Escalada na UrcaEscalada na Zona SulEscalada na Floresta da TijucaEscalada em NiteróiEscalada em Salinas e no Parque Estadual dos Três PicosEscalada na Serra dos Órgãos
Com o guia de montanha da CUMES você pode escalar diversas vias no Rio de Janeiro Capital e em outras cidades como Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e outras. São diversos setores espalhados por todo o Estado, como Salinas, Urca, Serra dos Órgãos e Floresta da Tijuca que têm uma escalada de altíssima qualidade.

Urca

Beto no cume do Pão de Açúcar

Beto no cume do Pão de Açúcar

A Urca está na Zona Sul do Rio de Janeiro, uma das regiões mais nobres da Cidade. Sua beleza é incomparável, e sua formação rochosa acompanha o mar. São mais de 270 vias catalogadas – no Pão de Açúcar, Morro da Urca e Morro da Babilônia – acessíveis a todos os tipos de escaladores, desde os mais experientes até os que estão tendo sua primeira vivência na montanha. O grande diferencial da Urca é seu acesso: em menos de 10 minutos você pode estar na base de uma via, e existem 3 linhas de ônibus que levam até esse canto da Cidade.

Ir para o topo da página

Zona Sul

Marcio Mega – Dois Irmãos

Marcio Mega – Dois Irmãos (foto: Gabriel Sanchez)

Andre na K2

Andre na K2

.

Escalar na Zona Sul do Rio é uma experiência única. A cidade cresceu em meio às montanhas e existe uma sinergia incrível entre o espaço urbano e o espaço natural. A acessibilidade às escaladas é muito grande, ideal pra um viajante de passagem pela cidade. O Corte Cantagalo (Lagoa) e os Dois Irmãos (Leblon) são belos exemplos de montanha de fácil e acesso e um visual lindo do Rio de Janeiro.

.

Ir para o topo da página

Floresta da Tijuca

À esquerda, Arthur Estevez na Face Sul do Corcovado. À direita, Luiz Philyppe

À esquerda, Arthur Estevez na Face Sul do Corcovado (foto: Pedro Stabile). À direita, Luiz Philyppe

A Floresta da Tijuca é o maior parque urbano reflorestado do mundo e abrange uma grande área na cidade do Rio de Janeiro. Diversas formações rochosas são encontradas no Parque Nacional da Tijuca (PNT), Corcovado (Cristo Redentor), Pedra da Gávea, Pico da Tijuca, Pedra Bonita, Agulhinha da Gávea, entre outros. Todas essas montanhas podem ser acessadas tanto por uma fácil caminhada que te leva ao cume quanto por escalada em rocha de todas as dificuldades.

Ir para o topo da página

Forte de Niterói. Foto: Pedro Stabile

Forte de Niterói. Foto: Pedro Stabile

Niterói

O Principal atrativo de Niterói é o Parque Estadual da Serra da Tiririca, com o morro denominado Alto Mourão. Porém, no Bairro de Itacoatiara também podemos escalar o Morro do Telégrafo, Morro do Tucum e a Agulhinha Guarischi. São 40 km saindo da Zona Sul do Rio de Janeiro e você vai gastar de 50 minutos a uma hora para chegar em Itacoatiara. Vale à pena, pois o visual que se tem do Rio de Janeiro é incrível.

Ir para o topo da página

Salinas e Parque Estadual dos Três Picos

Giles, Karin, Erminio e Arthur

Gilles, Karine, Erminio e Arthur. Foto: Guilles Pierrard

Arthu Estevez

Arthur Estevez

.

Pra quem gosta de grandes paredes, Salinas é o lugar. Pico Maior e Capacete são as duas montanhas mais buscadas do parque, mas na região ainda temos as Torres de Bom Sucesso, Vieras e Morro dos Cabritos. Com paredes com até 750 metros, Salinas e Região têm seu próprio estilo de escalada, com as proteções distanciadas, uma verdadeira escalada de aventura e comprometimento.

Todo escalador deve conhecer Salinas, nem que seja para passar um dia no Abrigo das Águas trocando ideia com o Sergio Tartari ou acampado no Valle dos Deus curtindo aquele visual único.

Ir para o topo da página

Serra dos Órgãos

Adriana Mello e Arthur no Dedo de Deus

Adriana Mello e Arthur no Dedo de Deus

Agulha do Diabo

Agulha do Diabo

.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos esta nos municípios de Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim. A serra possui um conjunto incrível de montanhas e o Dedo de Deus certamente é a montanha mais procurada pelos escaladores. Outras montanhas fazem parte desse conjunto como a Agulha do Diabo, Garrafão e Pedra do Sino. A Serra dos Órgãos é o lugar pra quem gosta de caminhar, pois qualquer caminhada de aproximação pode levar diversas horas.

Ir para o topo da página

Compartilhe!